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Componentes curriculares optativas

O curso Técnico em Edificações Subsequente  possui quatro componentes curriculares optativos: Física Básica, Comunicação Oral e Escrita, Libras e Espanhol Básico. Dentre estes, o estudante deverá optar por um componente e cumprir carga horária total de 30h, de acordo com a oferta do campus no semestre.

  1. Comunicação Oral e Escrita: esta componente curricular visa, dentre outros aspectos, trabalhar o processo de comunicação dos estudantes. Objetivos principais:
    • Exercitar a leitura, compreensão, interpretação e produção de textos, observando o registro padrão escrito (norma culta) da Língua Portuguesa.
    • Reconhecer e utilizar gêneros textuais relacionados à área da Informática.
    • Identificar formas de articulação e sequenciação textual.
    • Produzir e apresentar exposições orais.
    • Efetuar leituras e discussões sobre Educação Ambiental, Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.
  2. Espanhol Básico: esta componente curricular busca abordar conceitos básicos de leitura, escrita e interpretação de textos em língua espanhola. Objetivos principais:
    • Conhecer a origem e a expansão histórica da Língua Espanhola, compreendendo a variedade e a unidade linguística do idioma e o seu espaço no mundo globalizado.
  3. Física Básica: componente curricular que busca trabalhar os conceitos básicos ligados ao estudo da Física. Objetivos principais:
    • Caracterizar, identificar, qualificar e quantificar os fenômenos relacionados com força no nosso dia a dia.
    • Translação e rotação e equilíbrio de estática
    • Identificar os vetores e saber realizar operações para compreensão dos movimentos que envolvem grandezas vetoriais
  4. Libras: componente curricular que busca abordar conceitos básicos ligados a Língua Brasileira de Sinais. Objetivos principais:
    • Compreender os aspectos legais que norteiam o uso da Libras.
    • Conhecer aspectos históricos e culturais da educação de Surdos.
    • Conhecer as habilidades básicas expressivas e receptivas próprias da Libras, necessárias à promoção da comunicação entre seus usuários.
    • Expressar-se em Libras na comunicação cotidiana com usuários da língua.